segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Meus Primeiros Trabalhos em Patchwork Embutido

Depois de ver como era feito o trabalho nas caixinhas de MDF, corri atrás pra fazer, pensei que não fosse conseguir, mas deu certo. Não é tão simples no começo, mas com capricho e atenção dá pra realizar trabalhos belíssimos, como estou começando agora não posso dizer que está 100%, mas estou querendo chegar lá.

A caixa fica linda quando é toda coberta de tecido, demora mais e é um pouquinho mais trbalhoso, mas vale a pena, pois saberá que dependendo de como for feita ela será única, um presente um tanto quanto original.

O material indicado para esse tipo de artesanato é Isopor-Pluma ( que é lisinho e a marcação fica bem legal) e estilete de precisão( é essencial, principalmente em curvas, pois por ser fininho não rasga a marcação, mas cuidado é afiado e pode escapolir do risco conforme o jeito usado).

- Essa peça eu fiz com isopor comum e cortei com estilete normal, pois ainda não tinha nenhum dos materiais indicados, mas não aconselho. O trabalho fica grosseiro, pois o isopor comum se quebra muito e fica cheio de ondulações. Mesmo assim fiz todo o trabalho, no entanto é melhor fazer com o material correto.


     


Já esta segunda peça fiz com os ferramentas indicadas, menos o tecido, portanto não pense duas vezes em usar tecidos bons, pois o trabalho fica mil vezes melhor. Eu reaproveitei os retalhos que tinha em casa, uns de algodão, outros mistos, outro seda, mas dá muito trabalho, pois nem todos os tecidos colam facilmente como os de algodão.

 Capriche e não tenha preguiça, olhe pra peça e imagine que você fosse comprá-la ou ganhá-la, não faça de qualquer jeito, mas também não precisa se martirizar por uma pequena falha. O tempo e a prática são os melhores professores para que está começando.

    

Dica:

Procure trabalhar em Caixas maiores, o patch embutido em desenhos muito pequenos dão muito trabalho e a dificuldade é bem maior, mas não deixe de fazer por isso.

- Eu adoro peças pequenas apesar do trabalho ser mais difícil, mas mesmo assim fiz.

Outra desvantagem também é que caixas pequenas não servem para muitas coisas como as grandes, estas das imagens, fiz para servir de mini porta-jóia, para pessoas que como eu  não usam muito jóias, bijus ou coisas do tipo, para esse caso uma caixa deste tamanho dá.  Mas há varios tamanhos e modelos de caixa no mercado.

Em meio as minhas pequisas sobre este tipo de trabalho, vi outra tecnica que é feito na própria caixinha de isopor, sabe aquelas para sorvete? Pois é, o risco é feito nela mesma, achei lindo, ainda não tentei, mas vou tentar.

O importante é fazer, dê sempre um jeitinho, mas faça.

Até! Bjuxxxxxxxx

Um comentário:

  1. Oi amiga,tb sou da BU vim fazer uma visitinha carinhosa e convidá-la para nossa feira de artesanato virtual que está acontecendo no blog da BU(http://blogueirasunidasdivulgacaointeracao.blogspot.com.br) sou sua seguidora e aguardo sua visita no meu blog e TB me seguir,Tania Mara bjim
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir

É sempre bom ter sua opinião, comente a vontade!